sábado, 28 de agosto de 2010

Resultado da Oficina de Elaboração de Projetos.


Atráves da Rede de Teatro Amador da Bahia representada pelo senhor Alex , a comunidade teatral de Euclides da Cunha pode ser benefiada com a oficina de Elaboração de Projetos tendo como Facilitadora a compententissima senhora Cátia Garcez que socializou aos artistas euclidenses seus conhecimentos referente a projetos.(...)
Oficina de Elaboração de Projetos.

Aconteceu entre os dias 25 e 27 de Agosto 2010, no Centro Educacional Souza Ferreira a Oficina de Elaboração de Projetos, oferecida pela Rede de Teatro Amador da Bahia com a Facilitadora Cátia Garcez (Diretora teatral/UFBA e Pós em Critica Cultural UNEB).

A solicitação da oficina atendeu a necessidade dos cinco grupos: Alma de Aprendiz, Farrapos, Farinha Seca, Foco e Filhos do Sol, que juntos foram divididos em três grupos elaborando os projetos de: Oficina de Clown para comunidade de Euclídes da Cunha.
Que se contemplado for atenderá 200 pessoas entre 12 a 18 anos com carga horária de 20 horas, culminando numa grande mostra de Clown durante um final de semana.
Montagem: Biografia Marginal do escritor Euclydes da Cunha contadas pelos Euclidianos.
Participarão deste trabalho 60 pessoas entre elas, atores, produtores, pesquisadores, dramaturgos, técnicos de teatro, todos da comunidade de Euclídes da Cunha envolvidos com as Artes Cênicas e Literatura. O projeto culminará com a estréia do espetáculo na praça da cidade aberto para toda a comunidade.
Formação em Teatro para a juventude de Euclídes da Cunha.
O projeto de Formação em teatro para a juventude de Euclídes da Cunha acontecerá em forma de oficina, com carga horária de 30 horas de aula e 10 horas de mostra cênica envolvendo 200 jovens de bairros da periferia do município de Euclídes da Cunha e ministrada por agentes teatrais dos cinco grupos de teatro da comunidade.
Estes projetos serão encaminhados à Prefeitura local com a intenção de que sejam incluídos no orçamento do ano seguinte (2011) e em tempo oportuno serão enviados aos editais da Funceb, Secult entre outras Instituições promotoras da Diversidade Cultural.
Euclídes da Cunha possui cinco grupos de teatro com o desenvolvimento de diversas estéticas artísticas, mas apesar da efervescência de produções dos grupos, ainda não existe uma política pública voltada para o teatro dentro do município. Esta política é tão importante e necessária para atender a demanda de mais de 10 montagens produzidas anualmente pelos grupos locais, possibilitando geração de emprego e renda movimentando a economia da cultura, sem citar o trabalho social a auto-estima dos artistas entre tantos outros benefícios atribuídos a este processo do fazer teatral que parece não ser visível aos olhos de quem gerência a verba pública.
Faz se necessário a implantação do Conselho de Cultura Municipal, para que as reivindicações dos artistas das diversas linguagens sejam ouvidas, discutidas, e resolvidas como direito básico que é pertinente ao cidadão e ao agente cultural. Que a prefeitura veja isso não como provocação, ameaça e sim como parceria, pois esta é bandeira que o movimento cultural prega. União pelo bem comum.
Carlos Carneiro.